Recadastramento no Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa criado durante o Governo Lula que vem mostrando resultados significantes na diminuição da pobreza. Isto porque o programa auxilia as famílias à superarem situações de pobreza e extrema pobreza. O benefício é utilizado atualmente por milhões de brasileiros (mais precisamente 13 milhões de usuários) que procuram em sair dessa situação de miséria. No entanto, à medida que muitos brasileiros aderem ao benefício, muitos outros são bloqueados devido à falta de recadastramento. Essa é uma parte fundamental para o funcionamento do benefício. Então, não sabe como fazer seu recadastramento no Bolsa Família? Leia o artigo abaixo para se informar.

Recadastramento Bolsa Família
Recadastramento Bolsa Família

Recadastramento do Bolsa Família

Uma dúvida muito comum entre os usuários mais recentes do programa é: o que é o recadastramento do Bolsa Família?

Bom, o recadastro é um importante processo para o funcionamento e manutenção do benefício. É por via desse recadastramento que o beneficiário do Bolsa Família valida e renova mais um período de recebimento do valor. Em tese, o objetivo do recadastramento é atualizar suas informações cadastrais. Esse processo é feito normalmente a cada 2 anos, mas pode ocorrer mais frequentemente, caso o Governo desconfie  de alguma irregularidade no benefício.

Normalmente a família fica sabendo no comprovante de pagamento do Bolsa Família que precisa se Recadastrar, por isso é importante ficar atento.

Quem não faz o recadastramento do Bolsa Família, instantaneamente é bloqueado do programa até que a situação seja regularizada. Geralmente, quando é preciso executar o recadastramento, o beneficiário recebe uma pequena mensagem por meio do extrato de sua conta, informando que o beneficiário deve comparecer ao órgão para fazer o recadastro.

Documentos para recadastramento do Bolsa Família

Recadastramento Bolsa família

Para fazer o recadastramento é necessário que o beneficiário do Bolsa Família encaminhe até o órgão responsável pela gestão do programa em sua cidade de posse de alguns documentos pessoais e do grupo familiar. Nesse caso, em muitas cidades do interior, o responsável pelo controle do Bolsa Família é a Secretaria de Assistência Social.

O beneficiário deve ir até o órgão responsável pelo CADÚNICO em seu município de posse dos seguintes documentos, de todos os membros do grupo familiar:

  • Seu Cadastro de Pessoa Física, também conhecido como CPF;
  • Seu cartão do bolsa família;
  • Título de eleitor (é necessário estar com o título em dia com a justiça eleitoral);
  • Um documento de identificação original com foto (RG, CNHm entre outros)
  • Carteira de trabalho dos membros economicamente ativos;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de matrícula escolar (no caso de crianças e jovens entre 0 e 17 anos de idade;
  • Comprovante de residência válido dos últimos 3 meses. Se a família mora em situação irregular, como em terrenos de ocupações por exemplo, esse documento pode ser dispensado.

*É importante que o endereço cadastrado seja verdadeiro, afinal, se a secretaria de assistência social fizer uma vistoria no seu imóvel e descobrir que a família se mudou, pode haver o bloqueio do bolsa família.

O recadastramento do Bolsa Família ocorre de forma anual. Portanto, não é recomendável que deixe para última hora. Com isso você deve economizar tempo, assim como é bem provável que não enfrente filas ao chegar na sede da gestão do Bolsa Família 2018. Por isso, assim que seu benefício estiver apto à realizar o recadastro, adiante-se. O processo de recadastramento é simples, fácil e bem rápido. São menos etapas do que fazer o cadastro no programa. Durante esse recadastrado, o responsável irá apenas verificar novamente as informações presentes nos documentos do beneficiário e do grupo familiar. Caso as informações estejam corretas, seu recadastro no Bolsa Família é renovado e validado.

Está com alguma dúvida sobre o recadastramento do Bolsa Família? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...