Programa Progredir 2018

O Programa Progredir surgiu com a intensão de garantir a autonomia de milhares de brasileiros, para que isso ocorra é necessário oferecer capacitações que poderão ingressar diversas pessoas no mercado de trabalho.

Esse programa foi uma ação do Governo Federal, que promete oferecer 800 mil novas vagas em cursos técnicos gratuitos. Confira abaixo mais sobre o Progredir e como ele funciona.

O programa é um conjunto de ações que visa fornecer uma liberdade pessoal e financeira gerando empregos para membros de famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) e para beneficiários do Programa Bolsa Família.

Programa Progredir
Programa Progredir

Como Funciona o Programa Progredir?

O Programa Progredir foi criado para auxiliar os grupos familiares do Bolsa Família, pois o valor que eles recebem não é o suficiente para ter acesso às condições básicas de saúde, alimentação e educação. A intensão do programa é estimular o progresso dessas pessoas, para que eles possam encontrar um trabalho, abrir o seu próprio negócio ou se qualificar. Dessa maneira, eles poderão melhorar de vida e ter melhores condições.

Um dos destaques do programa é que todos os beneficiários do Bolsa Família que conquistarem uma vaga de emprego com carteira assinada e um aumento de renda não serão excluídos de imediato do Bolsa Família. Eles ainda poderão usufruir do programa por dois anos, se a sua renda não ultrapassar de dois salários mínimos. E caso alguém perda a nova fonte de renda, poderá voltar a utilizar o benefício disponibilizado pelo Governo Federal.

Hoje em dia existem 13,5 milhões de famílias fazendo parte do programa.

 

Programa Progredir

A intensão do Programa Progredir é principalmente encaminhar pessoas com menos condições ao mercado de trabalho, garantindo a eles uma independência financeira e uma melhoria em suas habilidades. O Progredir fornece um plano direcionado a qualificação profissionalizante e apoio ao empreendedorismo.

A Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é quem coordena essa ação, que funciona através de parcerias de empresas públicas e privadas, em três estruturas diferentes, confira:

  • Empreendedorismo: Os beneficiários que tiverem dificuldades para entrar no mercado de trabalho devem apostar no empreendedorismo, pois poderão investir em pequenos negócios. E para isso, o Governo Federal disponibilizará R$ 3 bilhões por ano.
  • Qualificação Profissional: O Progredir irá estimular os beneficiários por meio de cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada). Em diferentes áreas de qualificação serão abertas 1 milhão de vagas gratuitas.
  • Intermediação de Mão de Obra: O Programa Progredir faz parcerias com diversos empregadores no Brasil, e dessa forma, serão definidas cotas de emprego para inscritos no programa Cadastro Único e para beneficiários do Bolsa Família.

Quem pode participar?

O programa não é direcionado para qualquer pessoa, para participar é necessário que você:

  • Seja Beneficiário do Bolsa Família;
  • Cidadãos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Cursos Programa Progredir

Através do Eixo de qualificação profissional surgem os cursos do programa. Esses cursos possuem a intensão de influenciar a vida dos beneficiários do Bolsa Família, para que assim, eles consigam ter melhores rendimentos e até mesmo uma melhor condição de vida.

Esse ano foram divulgadas 800 mil vagas para a realização de cursos técnicos gratuitos, oportunidades essas voltadas para uma maior qualificação profissional.

Os cursos técnicos são disponibilizados pelo programa Pronatec Oferta Voluntária e tem como objetivo emancipar até 1 milhão de famílias.

Todos os cursos que são disponibilizados são gratuitos, não possuem taxas, nem mensalidades. Normalmente as aulas iniciam no final do mês de outubro de cada ano. Essa é uma ótima oportunidade para pessoas de baixa renda terem uma qualificação e poderem até mesmo abrir seu próprio negócio.

Microcrédito Bolsa Família

Caso o beneficiário do Bolsa Família deseje investir no seu próprio negócio, o programa Progredir irá liberar uma espécie de empréstimo, um valor que dê para financiar pequenos empreendimentos. Além disso, o programa realizará ações focadas em consultoria e capacitações na área do empreendedorismo e em assistência técnica.

Todos os beneficiários serão estimulados a serem Microempreendedores Individuais (MEI) com o seu negócio de forma legal. Eles receberão um aporte financeiro para fazer o primeiro investimento e dessa forma terão a chance de acabar definitivamente com a dependência do programa social.

Inscrições Programa Progredir

Todos os interessados em fazer a inscrição no Programa Progredir 2018 poderão entrar no site oficial da ação (mds.gov.br/assuntos/progredir) e realizarem o formulário de cadastro. Serão milhares de oportunidades em capacitações no próximo ano.

Depois de fazer a inscrição no programa Progredir, o cidadão terá acesso a todas as ferramentas de qualificação, trabalho e empreendedorismo. São muitos recursos disponíveis no portal, como ferramenta para elaborar currículo, encaminhamento para empresas parceiras com vagas abertas, cursos online e oficinas de educação financeira.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Um pensamento em “Programa Progredir 2018”

Os comentários estão desativados.