Consulta Pública Bolsa Família

O Bolsa Família 2018 é uns dos programas sociais mais importantes do Brasil, ajudando a milhões de famílias brasileiras a superarem a pobreza. Mas você sabia que, ao contrário dos que muitos críticos do programa afirmam, o Bolsa família 2018 é totalmente transparente? Qualquer cidadão pode apurar os pagamentos do programa através da consulta Pública Bolsa Família.

Consulta Pública Bolsa Família
Consulta Pública Bolsa Família

Como fazer a consulta pública Bolsa Família

Para que a população em geral possa realizar a consulta pública bolsa família, tudo que é necessário fazer é entrar no site do Sistema de Benefícios ao Cidadão, reconhecido pela sigla SIBEC por meio do link https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp e então fazer essa averiguação.

Essa consulta pode ser feita de três formas distintas, dependendo da forma como cada cidadão preferir:

  1. Consulta pública bolsa família por Estado – Para isso, você precisa escolher qual estado deseja consultar e o ano que os pagamentos foram feitos. Depois, basta clicar em consultar para sair com todos esses dados em suas mãos.
  2. Consulta pública bolsa família por Município – Funciona da mesma forma que a consulta por estado. Tudo o que você precisa fazer é escolher qual município você deseja consultar e a data.
  3. Consulta pública bolsa família pelo número de Identificação Social (NIS) – Nesta modalidade, só é possível consultar os pagamentos do Bolsa Família 2018 se você tiver número do documento do grupo familiar.

Dica: Você pode consultar o número do documento de cada beneficiário diretamente no portal da transparência do Governo Federal, e consultar os pagamentos de cada beneficiário. Dessa forma, a população tem em mãos uma ferramenta para combate à corrupção ao alcance de todos.

Você também pode usar a ferramenta da consulta pública para consultar pagamentos anteriores do calendário bolsa família 2018 que você recebeu. Para isso, basta consultar esse dado por meio do seu cartão de cidadão ou cartão bolsa família e então clicar em consultar, para ter todos esses dados a sua disposição e então ter um controle melhor dos gastos feitos pelo Governo Federal nesse tipo de ação popular, o que é de fundamental importância para uma fiscalização dos gastos do Governo.

Veja também: Outras formas de consultar o Bolsa Família. Não perca nenhum pagamento, dique sempre por dentro do Bolsa Família 2018

Como Funciona o Bolsa Família 2018?

O Bolsa Família é um programa de distribuição de renda brasileiro que beneficia mais de 15 milhões de pessoas a terem uma qualidade de vida um pouco melhor, dando uma bolsa mensal com valor variável, de acordo com a composição do grupo familiar e dependendo de alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

Como funciona o Bolsa Família
Como funciona o Bolsa Família

Por conta disso, esse programa já se tornou um marco de redução de pobreza, sendo inclusive elogiado pela Onu, pela forma que retirou o Brasil do mapa da fome mundial e fez com que a miséria diminuísse consideravelmente em todas as regiões, que era um dos objetivos do Governo quando criou o projeto, que faz parte de um plano maior, chamado de “Brasil sem Miséria”.

Quem tem direito ao Bolsa Família

Tem direito a receber essa quantia mensal paga pelo Governo Federal, as famílias que possuam uma renda de até 170 reais por pessoa e que ainda tenham filhos entre 1 a 17 anos, para que assim, o Governo Federal consiga aplicar uma ação que beneficie não apenas os pais, mas principalmente as crianças.

Para que serve a consulta pública Bolsa Família?

Por causa da importância desse programa, é fundamental que os cidadãos fiquem vigilantes quanto a correta distribuição de verbas, para que não haja fraudes e as pessoas que realmente necessitem dessas bolsas, a recebam nos dias adequados.

Para melhorar essa fiscalização, existe uma espécie de consulta pública ao Bolsa Família, na qual, as pessoas conseguem visualizar todos os gastos que o Governo tem no programa, seja por cidade ou por estado.

Dessa forma, qualquer tipo de irregularidade é rapidamente percebido e isso ajuda o próprio Governo a coibir esse tipo de ação, economizando dinheiro público e aplicando nas principais necessidades do país.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...